sábado, 28 de agosto de 2010

Conhecer para criticar

Bem estamos em período eleitoral e nessa época é que nos lembramos de prestar atenção nos ilustríssimos(as) senhoras e senhores do poder, e é nesse período que ouvimos com freqüência as pessoas dizerem que não gostam de política.



Mas essa postagem não é para falar de política, ou período eleitoral. Estou aqui para lembrar outra coisa, o que nos leva a não gostar daquilo que não conhecemos? Isso mesmo, quando conhecemos algo mesmo que seja parcialmente, evitamos criticar de forma desqualificadora, e sempre estamos dispostos a iluminar os menos esclarecidos a respeito. Mas quando o assunto é desconhecido para nós, aí sim, tendemos a descer o pau, descer a lenha, ou falamos como pobre na chuva a respeito de tal objeto.



O desconhecido deveria nos impulsionar a querer conhecê-lo, ao invés de críticas. Faça um teste nesse momento, lembre das discussões que já esteve envolvido, você realmente se posicionou como conhecedor do assunto discutido? Não estou me referindo de quando você defendeu algo, quero me referir aqui às coisas que você ofendeu, as idéias que acaso tenha arranhado. E aí? Você as conhecia realmente?



O conhecimento de tais objetos de discussão não nos leva a posicionar a favor ou contra, pelo contrário conhecer te eleva e leva a fincar suas idéias em chão firme, ao invés das insustentáveis palpites. Quando conhecemos temos maior poder sobre nós mesmos. Temos mais argumentos e poder de convencimento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário