terça-feira, 23 de agosto de 2011

As redes Sociais e nossa vida real offline


De uns tempos pra cá venho observando a movimentação nas redes sociais. Acontece que não tenho nada contra tais mecanismos de agregação de pessoas, empresas, idéias e por ai vai. Muito pelo contrário eu gosto da forma de como as coisas acontecem lá.

Ali sim podemos ver o ser humano tentando se firmar no Status, a corrida do ouro, quem tem mais amigos, quem participa de mais comunidades, quem é mais seguido, quem tem mais admiradores, etc. Muitas de nossas atitudes se fossem igual conforme agimos ali, talvez alguma coisa seria diferente em nosso mundo.



Acho interessante também o quanto podemos “vender nosso peixe”. Como se torna fácil divulgar uma idéia, fazer valer um direito, tudo isso nos proporciona as redes sociais. Mas algo me intriga: e na vida real como tem sido nossa relação com as pessoas? Com qual freqüência damos feedback aos nossos admiradores? Quantos scraps deixamos aos nossos amigos parabenizando uma realização, o nascimento do filho, a formatura na faculdade, a conquista de um novo emprego, será que longe das redes sociais fazemos isso também?

Será que no nosso ambiente fazemos o mesmo que nas redes sociais? O presidente do sindicato da categoria passa e a gente diz: “olha Sr. João estou acompanhando as conquistas do Sr. no Sindicato hein! Parabéns to gostando de ver!”, ou será que esse tipo de atitude é só na vida virtual.


Percebo também o interesse das pessoas em divulgar (principalmente por email) causas nobres, denuncia contra a corrupção, uma nova mensagem surgida no anonimato, um novo vídeo interessante. E como vai nossa atuação nas causas próximas a nós? Como atuamos em nossa comunidade? É bonito pertencer a uma comunidade do Orkut dizendo que odeia político corrupto, mas quantos de nós não estamos apoiando essa corrupção na vida real? Quanto de nós não nos beneficiamos com a corrupção em nossas cidades?

E o pedido de amizade então! Será que adicionamos contatos à nossa “lista” real na mesma velocidade em que “add” nos sistemas de bate papo online?

Pois é! Creio que as redes sociais vieram pra somar, ajudar na relação entre pessoas, unir mais o ser humano, mas para isso temos que deixar a banalidade e nos interessar mais e de verdade pelo indivíduo ao lado. Só assim teremos o poder de usufruir verdadeiramente dessa conexão, caso contrário, quanto mais conectado estivermos nela menos viveremos fora dela. E então estaremos Offline e poderá ser tarde demais.


15 comentários:

  1. Gostei muito do seu post. Faz a gente refletir...
    Como uso o meu blog para expressar minhas opiniões, aprender com vocês e o faço com parcimônia, não corro este risco, talvez pela minha idade. Nada pode substituir o amor, a amizade, o companheirismo e tudo que pode nos proporcionar o bem viver com o nosso próximo.
    Acho que as gerações mais novas não devem concentrar suas vidas em redes sociais.
    Parabéns pela matéria, atualizada, bem escrita e o mais importante faz com que olhemos para nós mesmos e vejamos que caminho escolhemos seguir...

    ResponderExcluir
  2. Você disse bem: que caminho escolhemos seguir!? Fico com essa pergunta martelando aqui em minha cabeça, espero que seja o caminho certo.

    Abraço e obrigado pelo comentário, fique à vontade sempre pra expressar suas opiniões.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela sua postagem. Gostei de mais. Que Deus continue te abençoando.
    http://prpaulofabricio.blogpost.com

    ResponderExcluir
  4. Paulo que bom que tenha gostado!

    só corrigindo seu link, pois ele está dando erro ao entrar.

    http://prpaulofabricio.blogspot.com/

    Abraço

    :-)

    ResponderExcluir
  5. Você sempre com palavras queridas e sabias!
    Obrigado por expor seu pensamento sobre o meu ultimo post.
    As pessoas andam muito competitivas...esquecendo-se que elogios e reconhecimento também impulsionam o ser humano!

    Um grande Beijo

    ResponderExcluir
  6. Ola amigo, béla sacada. Eu uso os mes espaços na rede, como fórma de desabafo.Simplesmente escrevo aquilo que estou sentindo naquele determinado momento, sem se preocupar com quantidade de amigos ou seguidores que poderão ler ou não o que postei. Apenas escrevo.
    Abraço. Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  7. Participo ativamente das redes sociais, principalmente divulgando meu blog, todos os dias. E nesse cenário encontramos de tudo: desde pessoas empreendedoras, que gostam de fazer acontecer(e ver sucesso e repercussão caminhando lado a lado) até os mais fechados, que na Internet adquirem um "segunda vida" e falam tudo o que pensam, o que sabem...
    Abraços e um bom fim de semana a todos !!

    ResponderExcluir
  8. Olha! Adorei seu texto! Um chamado à reflexão nos dias atuais. Eu participo das redes sociais por prazer de ler boas coisas, e, claro por prazer que leiam o que escrevo.Mas confesso que muitas vezes nem lembro de mostrar aos que me cercam o que acho de bonito ou interessante por aqui.
    Você tem total razão...
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Ah Marcela eu mostro o que escrevo aos amigos sim! rsrs

    mas realmente às vezes compartilhamos mais coisas online do que com os nossos comparsas do dia a dia.

    abraço a vc querida!
    :-)

    ResponderExcluir
  10. Pois é... as amizades correm um sério risco de serem assim. Somente na vertical, nos números! Nada enraizado. É como um puxão de braço pra uma só direção e não um aperto de mãos.
    Abs!

    ResponderExcluir
  11. Uma bela postagem meu amigo,realmente as redes sociais vieram para interagir e permitir conhecer pessoas e fazer novas amizades!!
    Valeuu..
    Abraçao!

    ResponderExcluir
  12. #Resposta ao Mundo Virtual

    Obrigado meu caro! Vamos utilizar com consciência as redes sociais e que elas venham e se espalhe pra ajudar a humanidade num caminho mais produtivo e com seriedade!

    #Resposta ao Amores no Velho Chico

    Bem colocado: Na vertical e nos números. Obrigado pela sua opinião!

    ResponderExcluir
  13. Um questionamento que todos necessitamos fazer...
    Houve época que me entusiasmei em participar de várias redes sociais e acabei me frustrando porque eu não dava conta de responder às mensagens, acabando por criar um problema aqui em casa: minha ausência.
    Decidi ir mais devagar e dar mais atenção à minha vida "offline". Estou mais feliz e menos ansiosa...
    Boa postagem!
    Meu abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  14. Yolanda a questão é participar da Rede Social que atenda ao nosso perfil, hoje eu participo ativamente apenas do www.dihitt.com.br e do meu blog (esse daqui) e realmente é complicadíssimo responder a todos os comentários e manter a interatividade em dia.

    Obrigado por expressar sua opinião.

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Discutimos isso mesmo na sala de aula.As pessoas estão fraternas, sociáveis, amáveis nas redes. Fora dela ....quanta diferença!

    ResponderExcluir