quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Quer mudar sua vida? mude seus hábitos

Na vida adquirimos hábitos que muitas vezes prejudicam nossa auto-realização. Seja algo que causa dano imediato como, por exemplo, falta de organização de tempo e espaço, até os danos de longo prazo, fumar, beber, alimentação inadequada etc.

Entenda o processo da pupa, ela só cria asa quando começa a agir como borboleta. Ganhando assim os hábitos de borboleta.

E como impedir que nossos maus hábitos tomem conta de nossa vida? Essa é uma questão muito discutida até mesmo por que não existe uma fórmula que funciona para todos e uma dica simples e que talvez possa facilitar seria substituindo velhos hábitos por outros, melhores claro, não adianta parar de fumar e começar a chupar bala, e atiçar sua diabete.
Comece já! Essa seria outra dica pra começar bem a mudança de hábito. Como se trata de algo que está enraizado em nossa mente pode sim ser difícil eliminá-los, e se não começarmos assim que identificamos o problema, torna se cada vez mais complicado a mudança, pois uma vez consciente a tendência é piorar já que estamos focados no problema. Portanto: faça já! Nada de postergar, se pretende mudar um comportamento comece agindo imediatamente, assim você enfraquece sua vontade de continuar agindo de forma destruidora, e pode focar em coisas melhores e mais produtivas.

O correto seria você identificar o que está ocorrendo em sua vida de forma indesejada e destacar os hábitos que fortalecem esses males, logo em seguida trate de eliminá-los, colocando o oposto em seu lugar.

Outro fator importantíssimo numa mudança seja qual nível for é acreditar. Acredite na possibilidade de coisas melhores em sua vida! Isso é comumente chamado de fé, acreditar na mudança é acreditar na magia da vida. Estamos em constante mudança, e permanecer com hábitos destruidores é impedir essa metamorfose. Se você parar pra analisar a mesma energia que você gasta para manter um velho hábito em funcionamento é a mesma que gastaria para mudar, a questão é que você está tão acostumado que não se dá conta.

Portanto acredite que a mudança é possível, acredite em melhores possibilidades em sua vida e viva bem e em paz consigo mesmo!




5 comentários:

  1. O artigo é muito bem escrito. Contudo, eu sempre associei a palavra hábito a algo saudável. Posso estar errado pois já ouvi falar em maus hábitos. Acredito que a palavra vício é mais apropriada, como por exemplo, vício de tabagismo, drogas e alcoolismo. De qualquer forma, temos que ter força de vontade para eliminar de nossa vida tudo aquilo que nos for prejudicial. Bastar ver os milhões de pessoas dependentes do crack e drogas em geral e o prejuízo que elas causam às suas famílias e à sociedade. Poucas são as que tem coragem de enfrentar esse problema e o futuro dessas pessoas é bastante sombrio. Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Luiz é interessante sua colocação. Eu fiquei até na dúvida :-), mas entendo da seguinte forma:
    Nós possuímos tanto bons hábitos quanto ruins, os hábitos são nossas escolhas do que fazemos no dia a dia, podemos escolher entre sermos indivíduos sociáveis ou não, dessa forma teremos hábitos que podem ser para as duas escolhas nocivos ou benéficos a nós enquanto indivíduos.

    Quanto ao vício:
    É uma dependência física ou psicológica, e não apenas escolha, nele a escolha é praticamente inexistente.

    VICIO
    s.m. Imperfeição grave; defeito: vício de formação.
    http://www.dicio.com.br/vicio


    HÁBITO
    s.m. Comportamento que determinada pessoa aprende e repete frequentemente, sem pensar como deve executá-lo.

    http://www.dicio.com.br/habito



    Muito obrigado por deixar aqui sua opinião!

    Até a próxima

    ResponderExcluir
  3. Belo conteúdo, convido a conhecer meu blog: http://profeciasoapiceem2036.blogspot.com/ e seguir-me pelo google friend conect

    ResponderExcluir
  4. Ola.
    Mto útil sua reportagem. É um alerta ao mundo atual onde as pessoas vivem no automático e nem sequer pensam o q fazem e porque fazem, tornando o hábito algo nocivo ao deixar de ser analisado se lhe tráz benefícios ou malefícios.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Verdade Marcela! Temos sempre que analisar pois somos feitos por nossas escolhas. E só verificando bem nossas ações no dia a dia é que podemos evoluir e termos uma vida melhor.

    Abraço e obrigado pela opinião!

    ResponderExcluir