sexta-feira, 16 de julho de 2010

A Destruição da zona de conforto para a mutação

A mudança é algo próprio da existência. Tudo que existe muda. Nada é a mesma coisa por muito tempo, sendo assim, por que alguns, ou algumas coisas tendem a ficar imutáveis por longos tempos? Bem, isso também faz parte da natureza da existência. Tudo e todos fazem seu próprio caminho, o homem quando nasce ele já tem em mente o que irá se tornar. Em pouco tempo ele idealiza a forma de mundo que o atenderá para a sua sobrevivência e isso o acompanha por muitos anos. Portanto, quando por algum momento ele almeja algo e precisa mudar sua forma de pensar para idealizar seu novo mundo, ele depara com os contornos de sua zona de conforto. E a partir daí ele mesmo boicota seus planos, ridicularizando suas idéias, não demonstrando confiança na própria capacidade. O desejo de mudança em si já traz todas as condições para que o plano ocorra bem, mas o homem por sua vez, sentindo os contornos da zona de conforto ele prefere manter toda a sua energia para que esses contornos não sejam jamais destruídos ou transpassados. Sendo assim eu afirmo que essa zona de conforto deve ser destruída. Ela destrói a capacidade mutativa do ser.


Para destruir os contornos da zona de conforto, é preciso haver o desapego ao que é material, e ao que é espiritual (calma explicarei), e se apegar apenas à existência do agora. Nós viemos para existir aqui e agora. Enquanto não admitirmos a existência apenas do agora, nossa vida ficará fora do nosso controle. Esse desapego material, é nada mais do que deixar de sentir falta das coisas, e não exatamente não ter as coisas. É preciso que aprendamos a conviver com o que temos mas de forma que esses objetos não atrofie a nossa capacidade de sobrevivência. É preciso que habituemos a viver com a falta dos objetos materiais, podemos até buscar constantemente outros objetos para substituir alguns, mas é preciso haver o total desapego a qualquer deles. Já o desapego espiritual, é não confiar todas as verdades simplesmente a uma religião, ou doutrina. É preciso que busquemos a verdade onde ela estiver, e não pedir que nos entreguem, ninguém virá até nós e dizer: toma, aqui está a sua verdade espiritual. Ou aqui está o que é certo. Não. Virão até nós para dizer: toma essa é a minha verdade, ou ainda, essa é a verdade que me ofereceram. Esses dois desapego prefiro não adentrar muito no assunto, espero que cada uma faça o seu julgamento.


Mudar é natural. Esteja atento à sua volta e aprecie a mudança, faça seu caminho nessa existência acreditando que os dias serão melhores.

Mas antes de tudo defina para onde mudar e como mudar. E siga em frente!







Nenhum comentário:

Postar um comentário