sexta-feira, 16 de julho de 2010

Envergonhe-se de ter vergonha

A vergonha é algo verdadeiramente limitador. Quando o ser tem vergonha ele deixa de fazer algo relevante por medo, dúvida de dar certo, e esse medo agarrado à alma poda a felicidade. Portanto a vergonha deve ser banida de nossos sentimentos.

Não tratarei aqui como perder esse sentimento, mas apenas apresentar argumentos de como esse sentimento nos atira contra uma muralha de pedra e impede que vivamos uma vida plena. Quantas vezes você já perdeu uma oportunidade de algo para você por ter vergonha de se submeter a um teste, ou a alguém? Quantas vezes você já se perdeu e acabou desistindo por não ter coragem de fazer uma pergunta? E quando o assunto é amor. Você com certeza já perdeu uma oportunidade de ter a pessoa que ama, por simplesmente não ter coragem de dizer isso para pessoa.

Acredite, não vale a pena ter vergonha, se você passa por um corredor e abaixa a cabeça só por que o corredor está cheio de pessoas que você não quer enfrentar, esse sentimento o torna vulnerável a essas pessoas. Não estou dizendo aqui que você deve ser superior a ninguém, mas que você deve ser igual, e ter sentimento de igualdade quer dizer que você tem o mesmo potencial que os outros, e que você é o bastante, pra você mesmo.

Digo que a vergonha é limitante por que serve como desculpa para a desistência ou para nunca começarmos uma empreitada. Você quer pintar um quadro, mas se preocupa com o que as pessoas vão achar de sua obra e acaba não fazendo.

Apresente-me algum argumento a favor da vergonha, se existe deve estar bem escondido. O medo tem explicação, a ira pode ser boa às vezes, a incerteza te faz buscar resposta, mas a vergonha, não, esse sentimento é avassalador. Você deve buscar sempre tirá-lo de sua lista de sentimentos.

Agora me responda, o que te faz sentir vergonha¿ Os motivos sempre são bobos, por que você sente vergonha¿ Mais uma vez, apenas banalidade.

Eu disse que não ia explicar como perder a vergonha, mas responda as perguntas acima e verá que ficará bem mais fácil da próxima vez que enfrentar esse sentimento.


A imagem acima foi tirada de: http://br.olhares.com/vergonha_foto743849.html




2 comentários:

  1. Nosso ego é muito frágil, não suportamos o riso de rebaixamento do outro, então tudo aquilo que pode virar piada na cabeça do vizinho, nós tentamos evitar. E quanto mais velhos ficamos pior. Pois adultos são seres sérios, respeitáveis... rsrs

    Concordo com vc, esta crença limita muito nossa ação. Mas é uma das coisas mais difíceis, sair desta bolha.

    Ainda hoje tenho medo da risada que o outro ri sozinho... (deboche)

    Xero!

    ResponderExcluir
  2. Nanda,
    concordo com você! mas apenas uma coisa! "quanto mais velhos ficamos pior", isso tem que ser mudado, temos que melhorar a cada dia, uma coisa é: deixar que certas coisas nos afetem, a outra que pode fazer diferença: a escolha certa, escolha o melhor sentimento, escolha estar bem, e isso a gente consegue estando consciente e conhecendo seus limites, conhecendo seus medos e trabalhando eles.
    abraço
    :-)

    ResponderExcluir